5 erros que você pode estar cometendo ao investir em marketing digital

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Pequenas e médias empresas encontram no marketing digital uma maneira de alavancar os seus negócios e atrair cada vez mais clientes, porém, devido a falta de experiência no assunto esses empreendedores acabam cometendo alguns erros comuns que podem prejudicar o desempenho da estratégia de Marketing Digital.

Se as vezes você sente que suas ações digitais não estão obtendo o resultado esperado então é necessário melhorar o que está sendo feito.

Continue lendo esse artigo e saiba quais são os 5 erros mais comuns em marketing digital e como corrigi-los. Vamos lá?

5 erros comuns ao investir em Marketing Digital 

 1. Não definir o público-alvo e o objetivo da estratégia de marketing Digital

Definir o seu público-alvo é extremamente importante para uma estratégia de marketing digital  de sucesso. Se você não sabe quem são seus clientes fica difícil estabelecer uma relação com eles.

Uma estratégia comum para lidar e comunicar com o público-alvo é através da criação das personas (representações fictícias do seus clientes ideais). 

Personas são criadas através de pesquisas, questionários e entrevistas feitas com seu público-alvo.Marketing Digital

A Persona irá lhe ajudar a determinar o tipo de conteúdo que você precisa para atingir seus objetivos.   

Após definir a persona estabeleça objetivo claro e real, planeje e saiba como, onde e porque investir em determinada estratégia.

Defina quais são seus principais interesses ao investir em uma estratégia de marketing Digital.

2.  Não mensurar o resultado do investimento

Não adianta investir em uma bela campanha no Facebook Ads, links patrocinados no Google Adwords ou milhões de seguidores do Instagram se você não mensurar os resultados do investimento e esforços.mkt digital

A grande sacada do marketing digital é  mensurar os resultados, analisar o que está dando certo e melhorar o que não está trazendo o resultado esperado.

Você consegue reformular e transferir os esforços para o que realmente tem dado maior retorno para a sua empresa, fazendo com que, ao término das ações,os resultados estejam realmente positivos.

Defina as métricas que serão utilizadas para mensurar o resultado de suas estratégias, uma das métricas importante que você pode mensurar é o ROI (retorno sobre o investimento), quando você conhece o seu ROI pode avaliar se o valor investido em suas estratégias de marketing digital é um bom investimento.

O ROI é a relação entre lucro Líquido e custos e o modelo exato para calculá-lo depende das suas metas.

3. Não Investir em conteúdo de Qualidade

Se você pensa em criar um perfil no Instagram, Fanpage ou outros perfis em redes sociais somente para divulgar os serviços e produtos da sua empresa está cometendo uma grande erro.

O seu cliente quer conteúdo de qualidade e você deve desenvolver uma boa estratégia de marketing de conteúdo para alcançar clientes interessados pelo seu negócio e ainda se posicionar como uma autoridade no assunto.

A estratégia de conteúdo, quando feita corretamente, destaca sua empresa diante de bilhões de concorrentes e se torna um ingrediente fundamental para atrair clientes e leads engajados.  

Agora que você já sabe como o conteúdo de qualidade é importante em uma estratégia de marketing digital comece pensando em uma estratégia matadora para o seu negócio.

Tem um blog corporativo? Produza artigos que sejam úteis para o seu leitor. Se sua marca produz conteúdo valioso para sua audiência, você gera preferência do consumidor.

Isso é exatamente o que você deseja, não é?

4. Não possuir um perfil ativo nas redes sociais

Você já tem um perfil nas redes Sociais? Você é ativo nas redes Sociais? Você entrega conteúdo de qualidade ou só aparece para divulgar seus produtos e serviços?

Através das redes sociais você consegue engajar e atrair clientes para sua empresa, além de ser um canal aberto de comunicação entre você e seu consumidor.

O grande erro de algumas pequenas e médias empresas é não ter perfil ativo em rede social e não possui uma estratégia de marketing de conteúdo.redes sociais

Aqui temos algumas dicas de boas práticas nas redes sociais:.

Não é necessário ter um perfil em todas as redes sociais, você deve analisar quais são as mais importante para o seu negócio, onde seus clientes estão?  Faça uma pesquisa.

Depois de escolher onde você irá marcar presença planeje sua estratégia de conteúdo.

Aqueles perfis que apenas postam sobre serviços e produtos tendem a ser rejeitado pelo público, por isso elabore sua estratégia de conteúdo e monte um calendário de postagens.

Interaja com o seu cliente, responda aos comentários e tire dúvidas.

Se você está se perguntando:  Eu não posso falar sobre o meu produto?

A resposta é: Lógico que pode! Use a regra 80/20 – entregue 80% de conteúdo e 20% de divulgação dos seus serviços ou produtos. Comece a usar essa técnica e confira os resultados.

5. Não construir uma lista de e-mail

Não pense que as redes sociais podem substituir o e-mail marketing, você também deve ter uma estratégia de e-mail marketing definida.

Trabalhe para construir uma boa lista de e-mail, se você possuir um site ou um blog corporativo é importante ter uma página de captura onde é possível coletar o e-mail dos seus clientes.

Estimule o seu consumidor a fornecer o e-mail através de uma oferta. Por exemplo: ofereça um e-book, uma palestra em vídeo, um cupom de desconto, algo que seja importante para o seu cliente.

Dessa maneira você consegue montar uma lista de e-mail qualificada com pessoas altamente interessadas no seu produto ou serviço.

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