Como usar as redes sociais a favor da sua empresa

Home / Artigo / Como usar as redes sociais a favor da sua empresa

Se você estar se perguntando como usar as redes sociais ou qual a melhor forma de usar as redes sociais a favor da sua empresa, eu posso responder agora mesmo que a melhor forma de usar as redes sociais a seu favor é construindo relacionamento com seus seguidores.

Vejo muitas empresas utilizando as redes sociais apenas como um panfleto digital divulgando promoções ou como catálogo online divulgando produtos e serviço. Se você é uma dessas empresas pare e pense em construir relacionamento nas redes sociais.

Ao comprar, as pessoas tomam decisões emocionais. Elas compram de você, porque elas gostam da sua marca e da sua oferta, não porque você quer vender para elas. A rede social é uma maneira de se relacionar com o seu público e fazer as pessoas gostarem e confiarem em sua marca.

Quer saber as boas práticas das redes sociais e como você pode criar relacionamento com seu cliente? Continue comigo nesse artigo.

Como usar as redes sociais a seu favor – Melhores práticas

As redes sociais criaram um novo canal para o setor de marketing e vendas se comunicar com seus potenciais clientes  e realizar pesquisas. Existe um caminho certo e um jeito errado para conseguir leads e vendas através das plataformas sociais.

A rede social conta para sua audiência quem você é e ainda transmite uma primeira impressão.  Você deve estar consciente de que construir reputação e agregar valor leva tempo e muito trabalho.

No entanto, ter a sua reputação prejudicada é fácil, especialmente se você não prestar atenção no seu público, por isso você deve seguir algumas dicas de boas práticas nas redes sociais.

O que fazer

  • Compartilhar conteúdo que seja valioso e informativo
  • Usar plataformas que poupem o seu tempo para publicar, gerenciar e compartilhar conteúdo
  • Participar em grupos no Facebook, Linkedin e fóruns com conteúdo relevante para o seu negócio.
  • Monitorar o que acontece nas suas redes sociais – comentários positivos e negativos
  • Se envolver, comentar e compartilhar regularmente
  • Compartilhe conteúdo diário e seja consistente

Não Fazer

  • Automatizar respostas
  • Não espere resultados do dia para noite
  • Não persiga vendas – deixe o processo se desenrolar naturalmente
  • Não publique materiais de vendas, folhas de especificações, preços, anúncios

Você está aqui para ajudar o seu cliente a encontrar respostas para suas dúvidas e medos.

Compartilhar conteúdo relevante

Certifique-se de que o conteúdo que você compartilha com sua rede é consistente e relevante. Você quer estabelecer sua “marca pessoal” em torno de interesses e nichos específicos, para que os outros saibam o que esperar de você.

Criar conteúdo todos os dias e adicionar valor real – dessa maneira você pode construir um público envolvido que vai acompanhar a sua marca. A qualidade do conteúdo que você compartilha irá posicioná-lo como um líder  em seu campo de especialização.

Ao compartilhar o mesmo artigo ou conteúdo em múltiplas plataformas, mude a imagem e também a linguagem de modo que cada post seja criado especificamente para esse canal. Não trate todas as plataformas sociais do mesmo jeito. Elas são diferentes, e as diferenças de cada uma são importantes.

Existem dois tipos de conteúdo que você pode usar em mídia social:

Conteúdo vida curta, tais como notícias, anúncios de eventos e lançamentos de produtos.

Conteúdo vida longa, como conteúdo especializado que analisa um assunto de nicho, esse conteúdo tem um ciclo de vida maior porque é um conteúdo especializado na sua área de atuação e que gera interesse do seu público. Se você postou algo relacionado a um assunto específico e gerou um bom engajamento, se esse conteúdo continuar relevante você pode falar sobre ele novamente.

A chave para se tornar um líder no seu setor em plataformas sociais é combinar os dois tipos de conteúdo de forma eficaz.

Seja coerente com seu estilo

Seu público vai se acostumar com a maneira como você se expressa. Para construir base de seguidores crescente, seja consistente com o seu estilo de escrita. Claro que, a forma como você publica o conteúdo será diferente no Linkedin e no Facebook, por exemplo, mas você pode manter o seu estilo de postagens.

Como você pode fazer isso? Basta escrever como você fala. Não fique tentado escrever palavras longas ou frases complicadas que você  não diria na vida real.

Desta forma, você terá uma voz consistente que corresponde ao seu público-alvo em todas as plataformas.

Gerenciamento

Automatizar certos aspectos de suas atualizações nas redes sociais pode ser útil, mas existe uma grande diferença entre “gestão” e “automação”.

Usando um serviço como o Hootsuite para gerir o horário de seus posts, tweets,  respostas e engajamento pode ser muito eficaz.

Automatização de respostas  não são eficazes e podem afastar seus seguidores.

Crie uma rotina

Você deve fazer publicações constantemente. Se você fizer postagens,comentar e engajar com o seu público esporadicamente, não espere grandes resultados.

Responda as dúvidas da sua audiência

É importante monitorar as suas redes sociais para que nenhuma pessoa fique sem respostas as suas dúvidas.

Responda os comentários positivos e também os negativos com rapidez.

Vou contar uma história que aconteceu comigo –  Eu acompanhava no Instagram uma empresa especializada em bolo, pensei em encomendar uma torta para o meu aniversário. Entrei em contato com a empresa através do direct e só recebi uma resposta um mês e meio depois.

Como você podem imaginar encomendei a torta em outra doceria famosa na cidade e a empresa de bolos que eu acompanhava no Instagram deixou de fazer um negócio.

Para evitar esse tipo de frustração monitore as suas redes sociais e acompanhe os comentários e conversar privadas.

Por último, mas não menos importante, participe de fóruns e grupos do Linkedin e Facebook relacionado ao seu negócio.

Lá você vai estar em contato direto com potenciais clientes da sua marca e ainda saberá quais são suas dúvidas.

Aproveite para esclarecer essas dúvidas através de artigo de blog, vídeos e postagens nas redes sociais.

Se você gostou do conteúdo compartilhe e comente aqui em baixo.

Tire suas dívidas!

Você tem um Instagram e quer conseguir mais seguidores e engajamento?

Com o curso Mais Seguidores da Ana Tex você vai  aprender como o seu Instagram pode ser um lugar incrível para alavancar seus negócios e criar parcerias.

Confira mais informações do curso e compre aqui.

Caso você esteja pronto para o próximo passo e queira que eu te ajude pessoalmente a vender mais através da internet  entre em contato comigo e saiba mais sobre minha consultoria!

Para complementar a sua leitura sugiro o artigo Redes sociais: Como aumentar seu engamento.

Um grande abraço e até a próxima!

Deixe um Comentário