Como criar plano de Marketing digital para pequenas empresas

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Talvez você esteja se perguntando: Por que não tenho bons resultados com marketing digital? Infelizmente este é um questionamento que tem feito muitos empresários desistirem de investir tempo e dinheiro,  por isso perdem a oportunidade de construir autoridade, gerar leads e vendas com um bom plano de marketing digital.  

A verdade é que se você não possuir metas e estratégias assertivas, talvez você continue pensando que nunca vai conseguir bons resultados com marketing digital, porém se você criar um plano de marketing digital adequado para o seu negócio, você irá experimentar os benéficos de um investimento bem feito.

Marketing digital é mais do que apenas se inscrever no Facebook e criar um website (embora os dois sejam extremamente importantes), é também uma ótima maneira de promover o seu negócio e atrair novos clientes.

Se você não tem ideia de como começar um plano de marketing digital, continue lendo esse artigo.  Felizmente, é menos complicado do que você pensa.

Aqui está um guia simples para ajudar você a começar.

Comece a criar seu plano de marketing digital

Defina suas metas

Antes de começar a moldar o seu plano de marketing digital, você deve primeiro determinar o seu objetivo de negócio final, caso você ainda não tenha.

Com o objetivo definido será mais fácil determinar se vale a pena investir tempo e dinheiro em uma certa estratégia.

A estratégia  X ajudará você a  atingir o seu objetivo? Se a resposta for “não”, você pode precisar considerar um plano alternativo.

Um objetivo claro também lhe dá um ponto de referência para medir o seu sucesso o que torna mais fácil de acompanhar o seu progresso.

Se você achar que não está fazendo progresso significativo em direção ao seu objetivo, você saberá imediatamente que existem áreas que necessitam de melhoria.

Um buffet infantil, por exemplo, pode definir a seguinte meta: Quero obter 20 novos clientes através do meu site no período de seis meses.

Ao definir uma meta você pode pensar nas seguintes perguntas:

  • Como posso otimizar meu site para aumentar as conversões?
  • Como posso expandir meu alcance on-line?
  • Como posso cultivar potenciais clientes e transformá-los em clientes felizes?

Identifique seu público-alvo

Antes de começar a colocar em prática as estratégias digitais para alcançar  clientes e prospects, levará algum tempo para identificar o seu público-alvo, ou seja, o tipo de pessoas que se beneficiariam o máximo de seu produto ou serviço.

Por exemplo, se você possui livraria infantil local, você pode ter dois públicos-alvo: Crianças que irão ler os seus livros e os adultos que vão comprá-los.

Para ajudá-lo a pensar no seu público, aqui estão algumas perguntas que você pode responder para definir o seu público-alvo:

  • Quem são essa pessoas? Onde moram? Idade? gênero?
  • Quais são seus objetivos?
  • Quem influencia suas compras?
  • Como eles interagem com a sua empresa (ou concorrentes)?
  • Que problema você resolve para eles?

Uma vez que você sabe com quem está falando, vai ser mais fácil para determinar as melhores maneiras de se comunicar.

Construa presença online

Site da companhia

Website é a fonte de informação sobre o seu negócio. Grande parte dos proprietários de pequenas empresas dizem que não têm um site empresarial, por isso é hora de você criar um site e construir sua presença online .

Um site é algo obrigatório para qualquer negócio.  Se você está começando do zero ou simplesmente atualizando seu site, certifique-se de manter em mente o seguinte:

Design

Seu design do site deve ser fácil e intuitivo, além de ter um esquema de cores consistente com a sua marca e fácil navegação para seus visitante

SEO

Não adianta ter um site maravilhoso se ele não te ajuda a vender, correto?

Ao criar ou atualizar o seu site você deve otimizá-lo para os mecanismo de busca como o Google e o Bing.

Dessa forma, você torna possível para seu cliente descobrir o seu negócio através de uma pesquisa no Google, por exemplo.

Conteúdo

O conteúdo do seu site deve indicar claramente o que seu negócio é , e ser fácil para os visitantes entrarem em contato com você.

Atualize o conteúdo do seu site regularmente para garantir que ele é atual e preciso.

Site otimizado para dispositivos móveis

Não ignore as pessoas que acessam a internet através de celulares e tablets.

O novo levantamento divulgado pelo IBGE indica que o celular ultrapassou os computadores e já é o meio favorito dos usuários na hora de se conectar à web, por isso, não tenha dúvidas de que  você deve ter um site otimizado para mobile.

E-mail

Quer uma maneira fácil de ficar conectado com clientes e prospects que visitam seu site? E-mail é o caminho certo, o e-mail pode ser facilmente medido e é conhecido por oferecer ótimos retornos.

Não tem certeza se você tem tempo para se dedicar a uma campanha de e-mail ?

Com a ajuda de um provedor de serviços de e-mail, você pode automatizar suas campanhas de e-mail.

Basta criar um formulário de inscrição em seu site para recolher assinantes e entregar para o seu cliente  conteúdo de e-mail incrível. Plano de Marketing Digital 1

O conteúdo do seu e-mail pode incluir atualizações do seu blog, vendas futuras, cupons, eventos realizados pela empresa e qualquer outra coisa que você acha que seus clientes vão querer.

Redes Sociais

Manter uma presença ativa em plataformas sociais como Facebook,Twitter ou Instagram é uma ótima maneira de se envolver com os clientes e aumentar a consciência da marca entre os clientes potenciais.

Embora seja importante para qualquer proprietário de pequena empresa definir metas realistas nas redes sociais, lembre-se que quanto mais esforços você colocou em envolver os seus seguidores sociais, melhores resultados você vai conseguir.

Concursos, dicas úteis e códigos de desconto são ótimas maneiras de encorajar os seguidores a interagir com o seu negócio em mídia social.

Para expandir ainda mais seu alcance, você deve considerar a publicidade paga e mensagens promovidas em plataformas que são mais relevantes para a sua marca.

Monte uma estratégia para transformar o seu seguidor em cliente da sua empresa.

Em todas as plataformas, no entanto, certifique-se de gerir também o feedback dos clientes – especialmente o tipo negativo. Isto é crucial para manter a reputação da sua marca, bem como fornecer os seus clientes  a interação pessoal que desejam.

Blog

A confiança é essencial para a manutenção de relações saudáveis – e da relação entre um consumidor e uma marca não é exceção.

Anos atrás, o marketing era uma rua de sentido único. Marcas diziam aos consumidores o que comprar e porque comprar.

Hoje, o consumidor tem o poder e determina onde uma determinada marca se encaixa em sua vida individual. E uma grande parte desta decisão baseia-se na confiança.

Enquanto a mídia social é um ótimo lugar para dar vida a marca e mostrar credibilidade, você precisa se concentrar em outras maneiras de construir relacionamentos com seus clientes – como um blog de negóciosPlano de Marketing Digital (2)

Ao criar conteúdo que se concentra em ajudar seus clientes a melhorar suas vidas (e ao mesmo tempo permanecer relevante e construir autoridade no seu setor), você pode trabalhar no sentido de criar uma marca confiável.

Quando você desenvolve uma conexão mais profunda com o seu público, fica claro que sua intenção não é só vender.

Não tem certeza se você pode lidar com o desafio de escrever para o blog da empresa? Aqui estão algumas dicas para ajudar a começar.

Leia o artigo como criar um blog corporativo e como escrever um artigo e criar conteúdo notável.

Analisar

Temos uma visão geral de como  impulsionar seu plano de marketing digital, mas como você vai saber se ele está realmente influenciando o crescimento do negócio?

Para determinar o ROI, retorno sobre investimento, de seus esforços de marketing digital, verifique o Google Analytics para medir a eficácia do seu site, a presença social e de conteúdo geral.

Escolha um dia de cada mês para rever as suas estatísticas que serão os sinais vitais para medir a saúde de sua estratégia de marketing digital.

Fazer melhorias

Depois de analisar seus relatórios e usá-los para obter ideias sobre os pontos fortes e fracos de seus esforços de marketing, você vai notar áreas de baixo desempenho que podem ser a melhoradas, ou táticas bem-sucedidas que você deve continuar.

Para complementar sua leitura recomento o artigo 5 erros que você pode estar cometendo ao investir em marketing digital. 

Agora mãos a obra e comece a colocar todas as dicas em prática e se tiver alguma dúvida, não deixe de me perguntar nos comentários.

Caso você esteja pronto para o próximo passo e queira que eu te ajude pessoalmente a criar um plano de marketing digital e ter um negócio mais lucrativo na internet, entre em contato comigo e saiba mais sobre minha consultoria!

Estou ansiosa para te ajudar!. Aguardo seu contato!

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