SEO: 7 dicas de como fazer o Google amar o seu site

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Você sabe o que é SEO? Se você nunca ouviu falar sobre isso, não se preocupe, mas saiba que essas três letras são extremante importantes se você deseja aparecer para os seus clientes nos mecanismos de buscas.

Existem muitos fatores que os mecanismos de pesquisa consideram ao rastrear as páginas do seu site. Nesse artigo você vai aprender algumas estratégias e boas práticas do SEO para aplicar no seu site.

7 dicas de SEO para otimizar o seu site nos mecanismo de buscas

Um fator importante no SEO e o primeiro elemento para ficar muito atento é o uso das palavras-chave.  Essa parte é chamada de “SEO On-page”, ou seja, otimizar as páginas do seu site.

  1. Palavra-chave

    As palavras-chave basicamente são os tópicos sobre os quais as pessoas estão buscando por informação nos mecanismos de pesquisa. Para atrair esses desconhecidos para o conteúdo do seu site, você precisa fazer uma pesquisa para descobrir quais palavras-chave pesquisadas estão relacionadas a sua empresa e ao seu setor.

    Faça uma lista de palavras-chave que os seus possíveis clientes estariam pesquisando.

    Por exemplo, se você for uma clínica de estética, quais são as perguntas comum dessa área de atuação que o seu cliente pode fazer?

    Pode ser que sua cliente esteja pesquisando por um serviço específico que você ofereça, como por exemplo “limpeza de pele”.

    Sua cliente pode começar pesquisando por “limpeza de pele em”…(nome da cidade onde mora), nessa pesquisa a pessoa provavelmente está procurando um local confiável para agendar uma limpeza de pele.

    Ou o usuário pode pesquisar por “benefícios da limpeza de pele” , nessa pesquisa ela está procurando por um conhecimento geral do setor.  Que tipo de pesquisa seu cliente faz no Google? Sua empresa ajuda a resolver essas dúvidas?   

    Se você está com dificuldades em fazer essa ista de palavras-chave utilize o Google Trends, o planejador de palavras do Google Adwords ou o Google Suggest. Digite sua palavra-chave no campo de busca do Google e veja o que aparece.

    Determine quais palavras-chave seus clientes já estão usando para achar seu site, você pode usar o Google Search Console para conseguir essa informação. Finalmente, decida quais palavras-chave são as melhores opções para você se classificar.

    Prefira palavra-chave longa como “limpeza de pele com  argila verde em salvador”, as chamadas palavras-chave de cauda longa são mais específica e direcionadas e tem menos concorrência do que as palavras-chave genéricas.

  2. Criar conteúdo usando as suas palavras-chave

    Identificou as palavras-chave essenciais para o seu negócio? Comece a criar conteúdo relevante para o seu site utilizando elas. Você pode criar conteúdo usando uma linguagem natural e variações de sua palavra-chave.

    O conteúdo deve ser criado baseado nas pequisas que você fez no item 1, além de ser relevante e responder as dúvidas e medos dos seus clientes. .Como seu cliente pesquisa e o que ele quer saber?

  3. Otimizar o seu conteúdo usando palavra-chave

    Otimize a página de seu site em torno da palavra-chave principal. Certifique-se de que essa palavra-chave se encaixe como uma descrição do que a página se trata. Isso informa aos mecanismos de buscas qual a finalidade da página, para que ele saiba como indexá-la melhor.

    • Título da Página

    Adicione a palavra-chave ao título da sua página.  O título da página aparece como link nos resultados de pesquisa. Também inclua o nome da sua empresa no título da página e não coloque mais de 60 caracteres.

    • Url da página

    Adicione a mesma palavra-chave principal na url da página. A url também pode ser vista nos resultados de pesquisa. Use traços para separar as palavras, por exemplo; seo-5-dicas-google-amar-site.

    A url deve ser amigável e conter apenas palavras.

    • Cabeçalhos

    Adicione a palavra-chave ao cabeçalho de páginas e conteúdo. Use a palavra-chave naturalmente em toda a página. Os cabeçalhos são importantes para o SEO, geralmente o título da sua página é o cabeçalho h1 e você pode adicionar o cabeçalho h2, h3 e outros durante o texto.

    O cabeçalho h2 e outros podem ser algo que você deseja destacar no conteúdo criado.

    • Imagens

    Se houver qualquer imagem na página, adicione a palavra-chave ao texto-alt da imagem. Os mecanismos de busca não conseguem ler imagem, por tanto o texto-alt permite que o mecanismo de busca compreenda do que se trata a sua imagem, além disso a imagem pode ser encontrada nos mecanismo de imagens como  Google Imagens.

    • Meta descrição

    Adicione a palavra-chave na meta descrição da página. A meta descrição é um breve resumo sobre sua página que aparece abaixo da url nos mecanismo de busca. veja na imagem abaixo:

    seo

    Cada página deve ter uma meta descrição única com menos de 140 caracteres. Embora ela não afete diretamente o SEO, otimizá-la pode melhorar a taxa de clique da sua página.

    • Links pertinentes

    Ao criar seu conteúdo inclua link internos e externos na sua página. Links para fontes confiáveis e relevantes ajudam a construir confiança ao seu site.

    Você pode fazer um link externo para um site de confiança da sua área de atuação e também um link interno para a página do seu próprio site que seja relevante.

  4.  Crie um sitemap – Mapa do site

    Vejo muitos sites que não possuem um mapa do site (sitemap). O sitemap é de extrema importância e ajuda os mecanismos de buscas a indexar as páginas do seu website com mais rapidez, por isso não esqueça de criar um sitemap.

    Crie seu sitemap e depois envie para o Google Search Console, você vai perceber como suas páginas serão indexadas de maneira muito mais rápida.

  5. Otimize seu site para dispositivos móveis

    Ainda hoje alguns empresário negligenciam seus sites quando se fala em otimização para dispositivos móveis.

    Com tantas pessoas acessando a internet através dos seus celulares e tablets os mecanismos de pesquisa estão tentando facilitar para que os usuários encontrem websites amigáveis para dispositivos móveis.

    Por isso ao criar um site ou reformular um já existente pense nas pessoas que pesquisam através de seus smartphones.

  6. Promova seu conteúdo

    Depois de criar o conteúdo e otimizá-lo não se esqueça de promovê-lo através das redes sociais e do e-mail.

    Quanto mais pessoas visualizarem, compartilharem e fizerem link ao seu conteúdo, o seu site vai ficando mais popular e você ganhará mais confiança dos mecanismo de pesquisa.

  7. Link para o seu site

    Falamos sobre como fazer com que os mecanismos de pesquisa compreendam as suas páginas, mas como você pode fazer para que te vejam como fonte de informação confiável?

    Isso depende do conteúdo relevante otimizado que você entrega e dos links que apontam para o seu site. 

    Essa parte é chamada de SEO off-page. Os mecanismos de pesquisa seguem links entre páginas para ver como elas estão relacionadas entre si.  

    Os links que seu site recebe ajuda os mecanismo de pesquisa a analisar qual a autoridade do seu site, por isso se um site confiável do seu ramo de atuação fez um link para o seu website, você se torna mais confiável.

    Você precisa receber links de qualidade, não foque na quantidade. links de qualidade vem de sites existente com autoridade no seu negócio ou setor.

    Fico por aqui, essas são as dicas básicas para você otimizar o seu site para os mecanismo de busca, mas se você quiser que eu te ajude nessa jornada em em contato comigo e saiba mais sobre minha consultoria.

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