Como conseguir melhores resultados com Inbound Marketing

Home / Artigo / Como conseguir melhores resultados com Inbound Marketing

O Inbound Marketing, simplesmente, está transformando a maneira como as empresas fazem negócios.

Ao invés da mensagem inconveniente do marketing tradicional, o Inbound Marketing trata de capacitar potenciais clientes com conteúdo que eles querem ver.

É o marketing focado em ser encontrado pelo consumidor. Você deve atrair as pessoas certas para o seu negócio através do compartilhamento de conteúdo útil e relevante.

Quer saber como fazer marketing que seus clientes vão amar? Continue lendo esse artigo.  

Metodologia Inbound Marketing

Utilizando uma estratégia forte de Inbound Marketing você consegue melhorar os resultados de marketing da sua empresa e aumentar as suas vendas atraindo o cliente certo para o seu negócio.

Não é mágica! quer saber como atrair o cliente certo?

Vamos compreender a metodologia do Inbound Marketing:

como-conseguir-melhores-resultados-com-inbound-marketing.

O Inbound Marketing e o processo de vendas é composto por quatro etapas. Essas etapas são: atração, conversão, fechamento e encantamento.

1 . Atração  

Na primeira fase você precisa atrair estranhos para seu site ou blog corporativo, transformando-os em visitantes.

Algumas das ferramentas utilizadas para atrair novos usuários são blogs, otimização do seu website e mídia social.

2. Conversão

Depois de atrair novos visitantes a próxima etapa é converter alguns deles em leads, reunindo a suas informações de contato.

No mínimo, você precisará de seus endereços de e-mail. As informações de contato são a moeda do mundo do Inbound.

Para que seus visitantes ofereçam seus contatos voluntariamente, você precisará dar algo em troca. Esse “pagamento” vem na forma de ofertas, como e-books, vídeo, palestra, cupom de desconto, qualquer informação que possa ser interessante e valiosa para seu prospects. como-conseguir-melhores-resultados-com-inbound-marketing. 1 (1)

Você pode converter visitantes em leads usando o que é chamado de processo de conversão.

Componentes do seu website ou blog, como call to action (chamada para ação), landing pages (página de captura) podem atrair esses visitantes e ajudar você a obter as informações desses potenciais clientes.

3. Fechamento

Agora que você atraiu o vistante certo e converteu alguns deles em leads, é hora de transformar esses leads em clientes.

Na etapa de fechamento, ferramentas como e-mail e CRM ( relacionamento com o cliente), podem ajudar a vender aos leads certos, na hora certa. Inbound trata-se de fornecer conteúdo impressionante aos seus usuários, sejam eles visitantes, leads ou clientes existentes.

4. Encantamento

Só porque alguém já é cliente não significa que você pode esquecer dele. As empresas que usam a estratégia de Inbound Marketing continuam a encantar e envolver sua base de clientes, transformando-os em felizes promotores dos produtos e serviços que eles adoram.

Toda metodologia retorna ao começo, quando os promotores conversam com sua rede e divulgam seus produtos e serviços e atraem mais estranhos para seu site ou blog.

Análise faz parte de todas as etapas do Inbound Marketing

Não se esqueça que você deve analisar cada etapa da metodologia do Inbound Marketing, pois análise é a parte de tudo que você faz com sua estratégia de inbound.

Tudo que você faz, qualquer peça de conteúdo criada, qualquer campanha lançada, ou qualquer ação de marketing executada deve ser analisada.como-conseguir-melhores-resultados-com-inbound-marketing.

Você precisa saber o que está funcionando e como implantar novas soluções e melhorar seus esforços da maneira mais eficiente possível.

É por isso que o Inbound Marketing está mudando a maneira de fazer negócios e vendas.

Práticas recomendadas para estratégia de sucesso Inbound Marketing

Lembre-se da etapa de atração e utilize as táticas de Inbound para fornecer o tipo de informação que seus prospects precisam e que possa ajudá-los a tomar decisões inteligentes e bem informadas.

 Mantenha em mente as práticas recomendadas para uma estratégia de sucesso!

Buyer Personas

Crie conteúdo para seu blog levando em consideração sua buyer persona, representação do seu cliente ideal.

Falamos sobre a importância da buyer persona,  no artigo 5 erros que você pode estar cometendo ao investir em marketing digital.

Jornada do comprador

 A jornada do comprador é o processo de pesquisa ativo que alguém atravessa rumo a uma compra, esse processo é dividido em três frase: Conhecimento, consideração e decisão.

Na fase de conhecimento o seu prospect está enfrentando e expressando os sintomas de um problema ou oportunidade.

Na fase de consideração o prospect definiu claramente o seu problema ou oportunidade. Ele está comprometido em pesquisar e compreender todos os métodos disponíveis para resolver o seu problema ou oportunidade.

Na fase de decisão o prospect decidiu sua estratégia ou método de solução. Essa é a fase  em que seu potencial cliente toma a decisão de compra.

Você precisar levar em consideração a jornada do comprador ao criar o seu conteúdo. O seu conteúdo deve educar o seu cliente sobre problemas e soluções.

Esse é um jeito de criar confiança!

Crie conteúdo impressionante:

Inbound marketing é conteúdo mais contexto. O seu conteúdo é seu kit de ferramenta de marketing. Blogs, fotos, infográficos, vídeos, e-books, ferramentas interativas,  funcionam para atrair, converter, fechar e encantar.

O contexto é para quem você está criando esse conteúdo,você precisa escrever publicações certas, feitas sob medida para quem você deseja atingir.

Distribuir o conteúdo

A última prática recomendada é distribuir o seu conteúdo, deixe esse conteúdo disponível para que sua buyer persona o encontre.

Você pode usar seu blog ou website, mídias sociais, chamada para ação, página de captura e e-mail marketing para distribuir seu conteúdo.

Confira o infográfico do blog Viver de Blog que mostra a diferença entre o Inbound Marketing e o Marketing tradicional.


» Clique Aqui para baixar uma versão em Alta Resolução desse infográfico «

Agora que você já sabe quais são as 4 etapas do Inbound marketing e os fundamentos do sucesso com Inbound, que tal aplicar esse aprendizado no seu negócio e aumentar suas vendas?

Gostou do artigo? Tem alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo!

Você é um pequeno ou médio empresário? Solicite uma análise de presença online da sua empresa gratuitamente. 

O que você vai receber?

  • 1) Diagnóstico de encontrabilidade e concorrência

    Diagnóstico do posicionamento da sua empresa e de seus concorrentes em mecanismos de busca como o Google. Em seguida, identifico pontos de otimização.

  • 2) Diagnóstico de presença nas Redes Sociais

    Identifico como suas redes sociais estão organizadas e como podem ser utilizadas para gerar melhores resultados para o seu negócio

  • 3) Diagnóstico de Conteúdo

    Diagnóstico do conteúdo gerado pela sua empresa. Sugiro pontos de otimização.

button

Gostaria de compartilhar com vocês o meu certificado em Inbound Marketing pela HubSpot Academy. 

One Comment

Deixe um Comentário