Redes Sociais: Como aumentar o seu engajamento

Home / Artigo / Redes Sociais: Como aumentar o seu engajamento

Você já percebeu que o alcance orgânico nas redes sociais tem diminuído significativamente ao longo dos anos, e com novas marcas surgindo a cada dia, o alcance tende a continuar caindo, mas isso não significa que você não pode melhorar o seu próprio alcance orgânico e obter mais engajamento do seu público.

O aumento do alcance significa mais olhos sobre o seu conteúdo e marca, bem como mais oportunidades para aumentar o engajamento e ganhar novos fãs em potencial e clientes – neste post, eu vou mostrar como aumentar o seu engajamento sem gastar um centavo em anúncios nas redes sociais.

O que é alcance orgânico?

Simplificando, o alcance é o número de pessoas que veem as suas mensagens. Você também vai ouvir sobre “potencial de alcance”, que é o número total de pessoas que o seu conteúdo poderia potencialmente atingir, normalmente utilizados em associação com a mídia paga nas redes sociais.

Por exemplo, se você tem 3.000 seguidores no Twitter, potencialmente 3.000 pessoas podem ver seus tweets.

O difícil alcance orgânico não é tão difícil quando você produz bons conteúdo que seus fãs gostam.

Com mais marcas ingressando no mundo da redes socias, o feed de notícias do usuário está ficando saturado, tornando um pouco mais difícil para seu conteúdo chegar na frente de seguidores existentes sem a compra de mídia. Cabe a você a colocar o seu melhor conteúdo  na frente dos seus seguidores da melhor maneira possível.

Mas o que acontece se você começar a ver um declínio no seu alcance? Aqui estão algumas dicas para ajudar você a aumentar o seu engajamento sem anúncios pagos nas redes sociais.

Redes Sociais: Como aumentar o seu engajamento no Instagram, Facebook e Twitter

Mensurar resultados alcançados até agora

Aproveite para medir os resultados orgânicos de sua conta até agora e rastrear como ela se comporta de agora em diante. Desta forma, você pode ver onde você está,  ter uma ideia de onde você quer chegar , e estabelecer padrões de referência ao longo do caminho.

Experimentar

Há três elementos básicos para cada post nas redes sociais: o conteúdo, a legenda, e o horário das postagens. Experimente esses 3 elementos até encontrar uma combinação que funcione para o seu público.

Publicar em horários diferentes

Você pode tentar descobrir um horário de postagem que funcione para seu público. Utilize informações de audiência para descobrir quando o seu público está ativo. Teste diferentes horários e avalie os resultados.

Ao final desse post você vai ver um infográfico do Viver de blog que mostra os melhores horários para postar nas redes sociais. Faça o teste.

Use diferentes formas de conteúdo

Vídeos parecem estar superando fotos. Descubra que tipo de conteúdo o seu público tem preferência. Use apenas texto para fazer perguntas, se o texto sozinho não criar engajamento mude a  sua pergunta e poste com uma foto para ver como o público reage.

Mude o tamanho da sua legenda

Coloque legendas maiores ou menores e teste o que funciona com o seu público.

Tente diferentes hashtags

Use hashtags, mas não qualquer hashtags. Se você  está usando hashtags, mas não ver  resultados, faça um pouco mais de investigação para descobrir novas hashtag relacionadas ao seu negócio ou local de atuação.

Conteúdo de qualidade

Certifique-se de que suas imagens e vídeos não são apenas de boa qualidade, mas também compartilhe conteúdo relevante  que realmente acrescenta valor à vida do seu seguidor.

Dicas para Facebook
  • Utilize todos os formatos de conteúdo

Use todas as formas de atualização de status: links, texto, vídeo e imagens. Variedade incrementa o alcance e o engajamento dos usuários. Use seu Facebook Insights para saber que tipo de conteúdo gera mais alcance e qual gera mais engajamento.

  • Responda os comentários

Responda as pessoas quando elas comentarem alguma atualização da sua empresa. Isso aumenta o engajamento e a percepção da sua marca como preocupada em atender sempre seus consumidores

  • Conte sua história

Conte a sua história no Facebook. Busque em seu arquivo fatos interessantes ou importantes sobre sua marca.

  • Utilize a opção público preferido para a página

Na aba de configurações da sua fanpage você pode acessar a opção público preferido para a página, essa informação ajuda o Facebook a exibir sua Página para as pessoas mais relevantes para você. Lá você seleciona local, interesses, idade e idioma do seu público.

  • Fixar post no topo

Você pode fixar um post que achar importante para que ele possa receber mais interações.

Redes Sociais Como aumentar o seu engajamento                                                                                                                                                    

Caso você queira saber sobre anúncio no Facebook leia o artigo O potencial do Facebook Ads.

Dicas para twitter

Se seus tweets não chamam atenção, uma solução simples é usar fotos, e mais uma vez usar hashtags corretas e eficazes para o seu negócio.

  • Tire vantagem de conversa em tempo real:

Existe um tema que é relevante para sua marca e está gerando uma conversa de qualidade no Twitter? Existe um grande evento em seu setor de atuação? Entre na conversa. Você ficará surpreso com o quanto um pouco de interação real pode fazer.twitter-bird-1366218_640 (1)

  • Construa enquetes e use gifs

No twitter você pode criar enquetes para interagir com o seu público. No botão Gif você pode escolher entre várias opções de gifs  para adicionar um pouco de diversão ao seu tweet.

  • Fixar post no topo

Assim como Facebook,  o Twitter permite fixar um tweet para o topo do seu perfil. Este será o primeiro tweet que as pessoas veem quando visitam seu perfil, tornando-se uma grande ferramenta para  visibilidade (isso funciona muito bem para construir sua lista de e-mail ).

Dicas para Instagram
  • Personalize sua biografia

Lembre-se que a Biografia é a primeira coisas que as pessoas veem ao entrar no seu perfil, pontando coloque informações sobre o seu negócio, telefone para contato e localidade se você for um negócio local. 

No link clicável você pode incluir uma página de captura e oferecer um brinde ao seguidor, como por exemplo um e-book, vídeo -aula ou outro conteúdo relevante, em troca do seu e-mail.

  • Crie chamada para ação

Cada post que você fizer no instagram deve incluir uma chamada para ação. Isso quer dizer que você deve dizer a pessoa o que ela deve fazer ou direcioná-la para uma ação específica.

  • Conteúdos motivacionais

Frases que inspiram são sempre bem recebidas e ganham muitas interações. Seja positivo nos seus posts.

  • Fornecer conteúdo de valor

Diga as pessoas o que elas precisam saber através de uma foto ou vídeo. Entregue conteúdo que motive, inspire e informe sobre o seu negócio.  

Como você pode ver ao longo desse artigo tudo depende de testes. Faça teste para saber o que funciona para o seu negócio.

Gostou do artigo? Tem alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo!

Solicite uma proposta para consultoria em marketing digital. 

Você tem um Instagram e quer conseguir mais seguidores e engajamento?

O treinamento Mais Seguidores da Ana Tex é perfeito para quem deseja atrair a audiência certa e criar autoridade na internet.

Confira as informações completa do treinamento.

Infográfico: Os melhores horários para postar nas redes sociais

2 Comments

  • Bom dia, Sara. Como sou um analfabeto analógico-digital, geralmente não leio muito a respeito. Utilizo a “inferneti” com meus rudimentares aprendizados no manejo do que chamo de trolha eletrônica bilgueitiana istivijobiana. Acho que a máquina deve me servir e não, ao contrário, eu servir à máquina – uma bobagem, concordo – por cultivar conceito próprio de que atrás de uma super máquina existe sempre um super humano.
    Vou reler sua “aula” com atenção pra ver se tiro um mió proveito do meu Portal DOPC (precisando de uns ajustes até que eu possa proximamente “mudar de cara” – http://www.donoleari.com.br – e dos tuiter e feissibuqui da vida, além de outros citados por você aí, onde também repico meus linkis neles.
    Curioso que tenho uma birra disgrenhada de profissionais da sua área porque geralmente os interpreto como gente que fala só pra eles mesmos – seres superiores – e o resto….é o resto memu…Você fala pra gente quinemquieu, que mal sabe ler as letras do teclado kkkkkk, entender. Muito bom. Pazrabéns! Abração do Oleari (Oswaldo Oleare).

    • Olá Oswaldo,
      Fico muito feliz com o seu comentário e agradeço as suas palavras.
      Que bom que posso ajudá-lo através desse artigo.
      Recomento fortemente que você faça o teste utilizando as dicas do artigo e depois acompanhe os resultados.
      Um abraço e até a próxima!

Deixe um Comentário